sábado, 28 de agosto de 2010

Atividades realizadas pelos alunos!!!!!

Na tentativa de perceber aquilo que foi apreendido pelos alunos durante as aulas no ano passado e para exercitar sua criatividade, após cada conteúdo encerrado pedia pra que eles criassem ou trouxessem jogos e exercícios que eles conhecessem e que exemplificassem o conteúdo trabalhado, naquilo que chamo de (re) criando jogos, cada grupo que levou o jogo, explica-o, ai vamos discutindo as regras e aquilo que podemos modificar e adaptar pra que possibilite a participação de todos.

Nesse post tem os jogos que trabalham os elementos presente no handball e no futsal, realizados pelas turmas dos 6 aos 9 anos do ensino fundamental.



Bola Queimada

(Por: Sara, Mariane, Lara, Gabriella, Karol, Grazielle, Ana, Carlos Henrique, Felipe)

(Turma de terça e quinta - 8º e 9º Anos)

Serão formadas duas equipes com 5 jogadores cada. No centro da quadra haverá cinco bolas de borracha – vôlei e, cada equipe estará nos extremos da quadra. Ao som do apito as equipes, ao mesmo tempo, irão de encontro às bolas que estão no centro da quadra. O objetivo do jogo é o de queimar a equipe adversária, quem for queimado estará fora do jogo, caso alguém da sua equipe consiga agarrar a bola ele poderá retornar ao jogo. Vence a equipe que eliminar todos os adversários.

Circuito

(Por: Ícaro, Aelson, Gabriel, Igor Chagas, Vítor, Lucas Mello, Cláudio, Jorge, Carlos Augusto)

(Turma de terça e quinta - 8º e 9º Anos)

A turma formará um grande círculo e trocará 10 passes - pode ser com bola de qualquer esporte, vôlei, basquete, futsal, handball. Haverá dois alunos segurando uma corda e um no gol. Ao terminar a contagem o aluno com quem estiver a bola irá sair dar dois pulos na corda – caso erre paga 10 flexões de braço- depois pega uma bola de handball passa por entre os cones como se estivesse driblando e arremessa a bola em gol.

Você sabe mais

(Por: Douglas, Mylla, Ana Vitória, Marcela, Bárbara, Larissa)

(Turma de Segunda e quarta - 8º e 9º Anos)

A turma forma um círculo e irão ficar passando a bola ente si, a som do apito a bola irá parar e quem estiver de posse com a mesma irá passar a bola pra um colega que deverá responder um pergunta sobre conhecimentos gerais ou sobre os conteúdos abordados nas aulas.Se errar a resposta este terá que fazer 10 abdominais.

Hanball

(Por: Raphaela, Izabela, Ângela, Isadora, Mariana Siqueira, Marina, Letícia)

(Turma de segunda e quarta - 6º e 7º Anos)

A turma forma um grande círculo e um aluno fica de posse de uma bola de meia fora do círculo. O aluno que estiver de posse da bola de meia deve de 3 a 5 voltas ao redor do círculo e pôr a bola atrás das costas de um colega e diz já. O que estava com a bola irá correr para o gol e aquele que foi tocado pega a bola e tenta fazer o gol.

Regras:

- É obrigatório dizer JÁ.

- O gol tem que ser feito da marca de pênalti.

- Só pode dar de 3 a 5 voltas.

Horserball

(Por: Ane, Alex, Camila, Clara, Leonardo Gama, Leonardo Feitosa)

(Turma de segunda e quarta - 6º e 7º Anos)

Cada time será composto por 6 jogadores: 2 goleiros, 2 zagueiros, 2 atacantes

São regras básicas:

Toda vez que uma pessoa for jogar uma bola para outra, precisa jogar a bola para o alto e pegá-la sem derrubar, caso isso aconteça a bola passa para a outra equipe.

Um jogador não pode fazer gol se os outros jogadores estiverem distantes dele, isto é, do outro lado da quadra.

O jogo é feito apenas com as mãos.

O goleiro só pode defender com as mãos.

O gol não pode ser feito dentro da área.

A bola só pode ser roubada quando a outra equipe for executar um passe.

Futihand

(Por: Mª Fernanda, Mª Caroline, Bueno, Felipe)

(Turma de segunda e quarta - 8º e 9º Anos)

Regras:

Goleiro: Somente defende com as mãos, caso defenda com outra parte do corpo será cobrada uma falta.

Zagueiros: cada time tem 2 zagueiros. Os zagueiros não podem entrar na área do adversário, e não podem fazer gol

Atacantes: Apenas dois atacantes. Os atacantes só podem fazer gol de pé.

Meio de quadra: Apenas um componente sai com a bola e disputa com um adversário, saindo com as regras do handball.

Ao ser cobrado um tiro de meta o time adversário só pode tocar na bola quando ela passar do meio de quadra.

Só o goleiro pode ficar na área.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A importância do brincar e do Jogar para o desenvolvimento Infantil


Marcio R. Martins - Educação Física Escolar


Durante muitos anos se confundiu ensinar com transmitir, onde o aluno era considerado um agente passivo no processo de ensino-aprendizagem e o professor um transmissor de conhecimento, sendo que o aprendizado só ocorria pela repetição, onde o aluno muito prejudicado era consequentemente responsável e castigado pelo não aprendizado.

Tudo isso aconteceu pela falta de estudos no sentido de descobrir como as crianças aprendem qual a importância do professor neste processo e como o cérebro humano processava toda essas informação, que mais tarde se transformaria em conhecimento. Nesta perspectiva, Antunes (1999) relata que o interesse dos alunos passou a ser a força que comanda todo esse processo de aprendizagem, sendo o professor um gerador de situações estimulantes e eficazes, e onde o brincar e o jogar ganham espaço e passam a ser ferramenta fundamental e ideal para o ensinar, possibilitando ao aluno aprender não somente os saberes, mas também desenvolver saberes que vão ser utilizados para vida toda.

O brincar e o jogar então encerram, em essência, um sentido maior do que a simples manifestação de uma necessidade. Os mesmos passam a ter um significado que dá sentido a uma ação e reforça a motivação, possibilitando a criança criar, recriar e descobrir novas formas de atuação dentro do contexto escolar. Desta forma, a medida que a criança cresce e se desenvolve, surgem novos interesses, novas situações de troca, novos aprendizados e consequentemente o brincar e o jogar vão se modificando, proporcionando uma estreita relação entre os processos de crescimento e desenvolvimento (motor, cognitivo, afetivo e social) bem como o aparecimento de novos interesses e objetivos, que devem ser observados pelo professor quando for planejar uma aula com a utilização dessa nova prática (pedagógica ou recreativa).

Segundo Piaget (1996), para que a aprendizagem ocorra e dê a sua contribuição para o desenvolvimento da criança, é necessária uma organização dessas brincadeiras e desses jogos por meio da estrutura da própria inteligência da criança. O brincar e jogar deixam de ser vistos somente como divertimento, e passam a ser vistos como uma ferramenta pedagógica dentro do ensino infantil e fundamental. Para Piaget, Vygotsky e Wallon (1989-1990), através do jogo a criança constrói o conhecimento, destacando que a inteligência caminha para o equilíbrio, proporcionando às crianças a motivação para utilizar-se da inteligência, pois sempre querem saber e conhecer mais, superando-se, esforçando-se e transpondo obstáculos em busca de conhecimento dentro dos aspectos motores, cognitivos, sociais e emocionais.

Neste contexto qual seria o significado do brincar e do jogar dentro do contexto educacional? Como utilizar o brincar e o jogar dentro do contexto de escola e sociedade? Recreativo e de lazer ou educacional, qual o jogo ideal?

Essas e outras perguntas na atualidade ainda confundem muitos educadores: como, porque e para que se utilizar o brincar e o jogar? Como trabalhar dentro desses diversos contextos? Tudo isso nos faz pesquisar continuamente sobre este tema tão importante dentro do processo de aprendizagem humana. Segundo Kishimoto "o jogo com sua função lúdica proporciona diversão, prazer e mesmo o desprazer de ser escolhido de forma voluntária diferente do jogo educativo que, dentro de sua função, ensina, completando o saber, o conhecimento e a descoberta do mundo pela criança".

O que se pode observar após estudos é que brincar é coisa séria e não apenas diversão. Somente se faz necessário que o professor saiba se utilizar dessa ferramenta e modifique seu método de aula para que o aprendizado possa ocorrer de uma forma mais livre, prazerosa e desafiadora, pois toda a prática pedagógica tradicional, que acontece entre carteiras e cadeiras, não satisfaz mais as necessidades daquele que aprende.

Mas para que essa prática possa ser desenvolvida com sucesso dentro da escola, precisamos conscientizar os pais da importância do brincar e do jogar, pois atualmente o que parece menos importar a eles é que se tenham brinquedos na escola. Para eles a hora da aula é hora de aprender como eles aprenderam no seu tempo, sentados e atrás das carteiras.

Por esse e por outros motivos advindos de nossa sociedade moderna, atualmente brincar e jogar já não é privilégio de todas as crianças, ocasionando assim um analfabetismo motor, aonde corpo, movimento, gestos e ações vêm sendo desprezados, utilizando-se somente do pensar. Ai vai minha pergunta: como queremos formar nossas crianças?


Marcio Rogério Martins
Professor de Educação Física
Especialista em Psicopedagogia pela FAMERPD
Docente no curso de Educação física na UNILAGO


*** Fonte:
http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=2863