domingo, 4 de setembro de 2011

Atividade Física para crianças?




Nessas últimas semanas tenho ouvido muito se falar em atividade física para crianças, academia para crianças, musculação para crianças e por ai vai.

Isso me fez parar e refletir sobre o que estamos fazendo com as nossas crianças.

Antigamente, podíamos sair na rua pra brincar: pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, soltar pipa, andar no meio fio, subir em árvores, elástico, casinha, caça ao tesouro, pular corda, jogar bolinha de gude dentre tantas outras brincadeiras infantis, e não tinhamos colesterol, diabetes, hiepertensão nem tão pouco éramos obesas, desenvolviamos força, flexibilidade, coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, noção de tempo e espaço, rítmo e de quebra fazíamos amigos e nos divertíamos demais.

Atualmente as crianças vivem cercadas de cuidados e limitações não podem brincar no parquinho porque podem quebrar um braço, não podem brincar na rua por causa da violência ou porque seus pais simplesmente não têm tempo para olhá-las, não podem subir em árvores (se é que ainda existem) porque é perigoso, não podem andar descalças porque ficam doentes, e assim como nós,os adultos, sequer conhecem as outras crianças vizinhas.

Para conter toda essa energia da criançada passamos a dar -lhes video game, computador, televisão, colocar na aula de música, no inglês. Vão e voltam de carro. Ah e ainda têm o dever de casa. As aulas de Educação Física se limitam a uma vez na semana e por apenas 30 min. Ou seja, tiramos das crianças aquilo que lhes é fundamental: brincar, movimentar-se, fazer amigos.

E ai o que elas ganharam com isso? Uma série de doenças. Não só fisiológicas, mas motoras, sociais e psicológicas.

Eis que surgem "academias" especializadas em crianças. Ofertam musculação, ginástica, ambientes preparados para o desenvolvimento de habilidades motoras (parques indoor) coloridos, desafiadores, mas muitas vezes fechados, com ar condicionado e o pior de tudo fazem tudo sozinhas junto com um "professor", "instrutor".

Fico bastante triste quando vejo que atividades como esta http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CKkTwGB1iGI#! são cada vez mais incentivadas e praticadas por crianças. Onde está a criatividade? E as músicas infantis?

E me preocupo quando passamos aceitar e achar que esses ambientes e essas atividades são normais, como exemplifica essa matéria do Portal da Educação Física http://www.educacaofisica.com.br/noticias/criancas-pequenas-tambem-devem-fazer-exercicios-e-ha-ate-academias-exclusivas-para-elas

Criança precisa apenas de brincar seja na rua, na quadra do prédio, no campinho da esquina, num parque, na pracinha em ambientes abertos, cheio de possibilidades para as crianças experimentarem as suas possibilidades motoras, criarem jogos, aprenderem outras brincadeiras com a presença de várias outras crianças.

Precisamos repensar a nossa postura diante das crianças enquanto pais, professores, adultos.

Atividade Física pra criança é brincar.


Um comentário:

Prof. Diego disse...

É isso mesmo Profª.
Vamos deixar as crianças serem crainças!