quinta-feira, 4 de setembro de 2008

MANIFESTO A FAVOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA



“Não há Educação sem Educação Física”

Defender a presença da disciplina Educação Física na Educação Básica, como parte integrante e insubstituível do Projeto Pedagógico da Escola é o objetivo deste Manifesto. Alertar as autoridades educacionais brasileiras para as iniciativas que, por falta de medidas saneadoras, reduzem o tempo e o número de sessões destinados a Educação Física, substituindo este componente curricular por práticas alternativas, realizadas fora do ambiente escolar, sem a presença e orientação do Professor, é também função deste Manifesto.Não permitir que a Escola e os seus dirigentes se eximam das suas responsabilidades educacionais e sociais, desrespeitem as diretrizes da Educação Brasileira e precarizem a função de Professor, é o que a comunidade brasileira da Educação Física exige neste Manifesto.
O Estado não pode assistir passivo ao aumento do abismo entre as classes mais favorecidas de usufruírem espaços próprios para as oportunidades a prática de atividades físicas, e a maioria da população brasileira que tem como única alternativa as oportunidades oferecidas pela Escola Pública. Urge, assim, efetivar no cotidiano escolar os princípios emanados da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96) para assegurar que as crianças atendidas por todo o Sistema de Educação Nacional recebam a necessária atenção em relação à educação integral a qual têm direito.
Também é dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um observando a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional. (Art. 217 da Constituição Federal).É inquestionável que a Educação Física, pelas suas possibilidades de potencializar aspectos importantes e insubstituíveis do desenvolvimento humano, consubstanciados na dimensão psicomotora e nos domínios cognitivos e sociais dos seres humanos, deve estar em todos os níveis escolares, estar integrada ao projeto pedagógico da escola, constituir-se uma estratégia educacional privilegiada para a conquista de um estilo de vida ativo e se realizar de modo a garantir oportunidades para que todos os estudantes se desenvolvam como cidadãos, sem qualquer tipo de discriminação ou privilégio.Garantir a vivência da Educação Física, de forma segura e inclusiva, utilizando-a como instrumento do processo de desenvolvimento integral e de formação da cidadania é objetivo da Educação. Uma Educação que se orienta na perspectiva de provocar transformações pessoais e sociais, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.
Fomentar e possibilitar vivências motoras diversificadas aos estudantes das escolas brasileiras, pautadas nas diretrizes curriculares nacionais e orientadas por Profissionais qualificados, igualmente concorrerá para a diminuição da delinqüência e da violência entre os jovens, além de reduzir os recursos públicos destinados a combater doenças. Ao lado da Educação Física, o Esporte Educacional também deve ser orientado no sentido de fomentar uma cultura esportiva para um estilo de vida ativo, para o lazer e a fruição, solidificando hábitos inerentes a essas práticas como fatores de bem estar, de paz e de cooperativismo.
Este Manifesto chama a atenção dos governos e da sociedade para a necessidade de:
• Implementar políticas para a Educação Física como um direito de todas as crianças;
• Reconhecer que a qualidade da Educação e da Educação Física depende de professores qualificados e remunerados dignamente;
• Reconhecer que a Educação Física necessita de ambiente físico e equipamentos de qualidade e em quantidade suficiente para atender a todos os estudantes;
• Reconhecer a importância e as especificidades da Educação Física na educação, na saúde e no apoio e interação comunitária;
• Reconhecer que a ausência da componente curricular Educação Física ou a sua substituição, no Projeto Pedagógico da Escola implica prejuízos irrecuperáveis para a formação dos estudantes;
• Reconhecer que a falta de oportunidades e condições para a prática de atividades físicas sistematizadas é um problema de Cidadania que se traduz em aumento dos problemas de saúde da população brasileira.Por tudo isso, este Manifesto expressa a nossa responsabilidade com o Brasil de hoje e do futuro, com a educação de qualidade como direito social, com a Educação Física como parte integrante e indissociável da Educação e da Saúde, com a formação de qualidade das nossas crianças e jovens, os cidadãos e cidadãs que irão conduzir os destinos do nosso País.A representação que um professor possui de seus alunos, o que pensa e espera deles, as intenções e capacidades que lhes atribui, não somente é um filtro que o leva a interpretar de uma ou de outra maneira o que fazem, a valorizar de um ou de outro modo às aprendizagens que realizam, a reagir de formas diferentes ante os seus progressos e dificuldades, mas que pode chegar, inclusive, em certas ocasiões, a modificar o comportamento real dos alunos na direção das expectativas associadas a tal representação. Porém, a princípio, opera também o sentido inverso, e a representação que os alunos têm de seu professor, o que pensam e esperam dele, as capacidades e intenções que lhe atribuem, condiciona em grande parte sua interpretação de tudo aquilo que faz e diz e pode chegar também, em alguns casos, a modificar o comportamento do professor, na direção das expectativas associadas a essa representação (COLL e SOLÈ).

"Educação Física implica muito mais que a modelagem de corpos, somos responsáveis por humanizar crianças e adolescentes em ambientes onde muitos enxergam apenas diversão."

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