sábado, 4 de junho de 2011

O Importante é Competir?


Na Educação Física, mais do que em outras áreas, ouvimos e usamos muito o seguinte bordão "O Importante é Competir", no entanto, lidar com a derrota, com a vitória, com a indiferença e com as diferenças, seja em uma competição de alto nível, seja em jogos escolares, num simples bate bola ou nas aulas de Educação Física podemos observar que nem sempre essa máxima é levada ao pé da letra e nos deixa questionamentos importantes.

> O que vale mesmo é só participar?
> O que significa vencer?
> O que é necessário para vencer?
> Para vencer, qualquer
coisa vale?


Pois bem, às vezes em algumas aulas, explico a atividade proposta, tiro as dúvidas e deixo que joguem sem nenhum tipo de intervenção a não ser ao que tange às regras, porém, ficam livres para escolher seus ti
mes, quem vai fazer isso ou aquilo e se vão fazer. Lógico que como em qualquer grupo heterogêneo, uns se destacam fazendo essa ou aquela atividade, há os que não se manifestem em fazer nada, há os descoordenados, há os que se esforcem e há os que se destaquem em tudo.
Ao longo de um semestre já dá para perceber essas diferenças existentes em um grupo e procuro, ao máximo possível, propor atividades que atenuem tais diferenças, que favoreçam o desenvolvimento dos menos habilidosos sem deixar de desafiar os demais. Entretanto, nem sempre isso é possível e os ditos "melhores" se sobressaem e dominam o jogo e os ditos "ruins" tornam-se meros enfeites em quadra.

Há duas semanas, tal constatação tem me deixado um tanto quanto preocupada e, confesso que meio sem saber o que fazer. Uma aluna se recusa a fazer a aula porque a deixei separada de uma colega com o mesmo nível de desenvolvimento e de competitividade do que ela, para tentar equilibrar as equipes. Na aula seguinte, esta mesma aluna domina o jogo de tal forma que somente ela e a referida amiga participem da atividade. Em um dado momento do jogo tive que intervir nessa ação chamando-lhes a atenção para o que elas estavam fazendo e ainda assim não obtive resultados, foi necessário então, parar o jogo.

Tornei a chamar a atenção para o fato dos demais colegas não terem conseguido participar uma vez sequer da atividade. E a resposta que obtive foi a seguinte: “Mas professora elas ficam paradas e eu só consigo enxergar a bola. É mais forte do que eu. E agente vai perder é?”

Essa resposta me deixou preocupada. Onde está a importância do participar? Vencer é o único objetivo do jogo? E vale tudo para isso? Se ela só é capaz de enxergar o que é de seu interesse e desejo, desprezando o próximo, o que será dela na sociedade? O que será da sociedade em que ela vive?

Participar e competir são importantes, mas parece-me que ganhar, vencer a qualquer custo é o que importa. E eu, esses dias, durmo com essa inquietação: o que fazer para inverter essa situação?

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