sábado, 20 de agosto de 2011

Recreação Escolar


Mas, afinal, o que é recreação ?


Por: Hani Zehdi Amine Awad









Apesar de a palavra recreação ser muito comentada no meio escolar e outros espaços como clubes, hotéis de lazer, universidades, entre outros, ainda são poucos os educadores que conseguem apresentar uma definição palpável.

A palavra recreação provém do latim, recreare que significa recrear, renovar, reinventar, fazer novamente. Em outras palavras, a recreação trata do conjunto de ações e experiências lúdicas que um indivíduo ou grupo de pessoas vivencia, executa e re-executa em um "tempo livre" na busca de movimentos prazerosos que atendam suas necessidades físicas, psíquicas, sociais ou culturais.

A atividade recreativa se evidencia principalmente por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras, elementos estes que sempre existiram independente de época, cultura ou classe social – guardadas as devidas proporções. Entretanto, a forma de jogar e brincar podem variar de acordo com os aspectos sociais, culturais, religiosos, políticos e econômicos.

A criança ao vivenciar situações de recreação, busca de maneira especial alcançar momentos de diversão e prazer. Entretanto, o educador com habilidade e planejamento, poderá sugerir atividades recreativas que intrinsecamente possam proporcionar prazer e simultaneamente informações que contribuam no desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas habilidades.

Maiores detalhes sobre o assunto poderão ser encontrados no capítulo que escrevi "Recreação no tempo e espaço escolar", que se encontra no Livro - "Educação Física Escolar: múltiplos caminhos", publicado pela Editora Fontoura – Jundiaí – SP, 2010.



www.hani.pro.br

Nenhum comentário: