terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pseudo Férias



Há quem diga que ser professor é bom por nós termos férias 2 vezes por ano. Tenho amigos que dizem que é moleza assim. O que ninguém vê e muito menos sabe é o que faço durante elas. Entre uma saída e outra, entre um cochilo e outro há várias coisas que me tiram o sono e que me ocupa o tempo durante o meu "descanso'.

Ver e rever tudo o que foi trabalhado no ano anterior, repensar minhas práticas e condutas enquanto educadora procurando pontuar acertos e erros e assim tentar melhorar para o ano seguinte. Fazer planos de curso e planos de aula também consomem as minhas férias.
Encontro nesse entremeio quem me critique por planejar aulas durante as férias sem que ao menos eu conheça as características das minhas turmas. Pois então, acham que isso também não me tira o sono? Pois saibam que sim. Só que essa foi a melhor forma que encontrei pra trabalhar com 3 níveis diferentes de ensino: infantil, fundamental menor e maior. Ao decorrer do ano e das aulas vou fazendo as modificações que achar necessária.
Assim curto as minhas férias, entre papéis, livros, planejamentos e pensamentos. E pra quem diz que ser professor é bom, pois creiam que apesar das adversidades é bom mesmo, mas não por causa das férias, mas sim por conta daquilo que podemos significar na vida de alguém.
Finalizo o meu post desejando a todos um Feliz Natal e que 2011 seja um ano com mais realizações que este está acabando, que possamos acreditar cada vez mais em uma educação de qualidade para todos

Nenhum comentário: