segunda-feira, 9 de julho de 2012

Um Pequeno Trabalho de Reminiscência - I

             Até agora, sempre passei aqui pra falar um pouco sobre a Educação Física, as minhas experiências em sala de aula, textos encontrados na internet, trabalhos realizados ainda na Universidade, e assuntos afins.
             No entanto, agora sinto a necessidade de falar um pouco sobre mim, sobre as minhas ações e sobre as ações de terceiros que me fizeram enveredar pela Educação Física, sobre as minhas experiências com a Educação Física não mais como professora e sim como aluna, tanto na universidade, quanto na escola ainda.
             Decidi iniciar essa nova fase de postagens com um trabalho que a professora de Metodologia do Ensino da Educação Física pediu para que fizéssemos uma vez, por sinal talvez tenha sido a melhor coisa da disciplina, porque de metodologia mesmo não aprendemos nada, mas isso também não vem ao caso.
             Ela pediu para que escrevêssemos sobre nós, sobre o que fizeram com o nosso corpo durante a nossa vida, ações que libertam ou que reprimem nossos desejos e que acabam por moldar a nossa personalidade, uma reminiscência acerca de fatos ocorridos em nossas vidas e pudessem dar pistas e deixar marcas determinantes sobre nós até aquele momento. 
               Creio que tenha sido um trabalho muito importante para todos naquele momento. Ora, como trabalhar com as pessoas, como entender os seus movimentos, como possibilitar o desenvolvimento e o envolvimento de todos durante uma aula sem que possamos entender que, cada indivíduo tem uma história e que cada um leva-a no próprio corpo e que se expressa sobre a forma de movimento?
                Assim, a partir de hoje começo a postar o meu exercício de reminiscência, aos poucos, para não ficar muito extensa e cansativa a leitura.

               Eu nasci em Santo André-SP e é de lá que tenho as melhores e maiores recordações da minha infância. E apesar de não me recordar da minha primeira infância (que vivi lá), antes da minha entrada na escola, sempre escutei as historias e vi fotos dessa época da vida, o que me permite agora tentar refletir, e pensar sobre o que fizeram com o meu corpo nesse período de tempo. Quando nasci, eu era filha, sobrinha e neta única e acredito que este fato tenha favorecido o meu desenvolvimento. A atenção, o estímulo e o trabalho para que eu pudesse aprender a andar, falar e desenvolver algumas habilidades motoras básicas foi sempre presente. Minha mãe me diz que apesar de eu ter sido sempre bem calma, eu gostava de cantar e dançar junto com a minha tinha enquanto ela arrumava a casa, brincava com o balde de pregadores, com as bonecas, batia as tampas das panelas no chão e na hora de repor as energias gastas durante o dia, me lambuzava toda quando comia aquela comidinha da vovó. Acredito ter sido essa época, o tempo em que fui e que me deixaram ser realmente criança, fase em que me descobri e experimentei o meu corpo como um todo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Carol!

Lembro também dessa atividade da professora de Metodologia. Ótima atividade! Muito Interessante vc divulgar a sua reminiscência no blog. Saudades daquele tempo e de vc. Bjs

Anônimo disse...

Oi, Carol!

Lembro também dessa atividade da professora de Metodologia. Ótima atividade! Muito Interessante vc divulgar a sua reminiscência no blog. Saudades daquele tempo e de vc. Bjs!

Carolina Rezende disse...

Poxa gostaria muito de saber quem que fez esse comentário!!!! Por favor se der identifique-se!!! Muito obrigada pela visita e pelo post!!! Bjos!!!