quinta-feira, 3 de março de 2011

Jogos pré-desportivos e cooperativos

As aulas de 2011 iniciaram a pouco mais de um mês e a proposta de trabalho, para as crianças dos 4º e 5º, foi os jogos pré-desportivos, e em paralelo a isso vivenciar alguns jogos cooperativos e demonstrar a diferença entre a competição e a colaboração.

Por uma ilustre coincidência, esses dias estava lendo o blog do LUDocência, do professor Guilherme Freitas, e descobri que iniciamos o ano com o mesmo conteúdo: atletismo.

Antes de iniciarmos as nossas vivências contei para eles a história do atletismo, como era praticado pelos povos antigos, como suas habilidades servem de base para a prática dos demais esportes e as provas existentes. Realizamos atividades de corrida, corrida com revezamento, salto em distância e salto em altura e procurando sempre destacar a competitividade entre eles, a diferença entre meninos e meninas, o respeito às regras. Após 4 aulas realizei uma aula com jogos cooperativos e mostrei a diferença entre os jogos: um exclui os participantes por possuírem diferentes níveis de habilidades e pela compreensão das regras no outro o objetivo principal é que todos participem e se divirtam, independentemente das suas habilidades.

Ao final desse processo entreguei papel e lápis de cor para cada um deles e pedi-lhes que desenhassem ou escrevessem aquilo que eles aprenderam durante as aulas e eis aqui os resultados.


















Nenhum comentário: